fbpx

Oficina auto: 4 Passos para encontrar o mecânico certo!

oficina auto

Oficina auto: 4 Passos para encontrar o mecânico certo!

A oficina auto escolhida para reparar ou fazer a manutenção do seu automóvel deve transmitir-lhe a máxima segurança. Para ter a certeza de que o seu veículo está em boas mãos, é fundamental confiar no mecânico responsável pela intervenção. Mas há outros aspetos a considerar, tais como a qualidade das peças comercializadas e os preços praticados pela empresa.

A decisão nem sempre é fácil. Por isso, neste artigo, pretendemos ajudar todos os proprietários de automóveis que não tenham uma oficina de eleição. Explicamos-lhe os 4 passos que deve seguir para escolher o seu profissional de mecânica.

 

1. Fazer uma pesquisa minuciosa

Face à dimensão do mercado, é difícil escolher uma oficina auto de confiança onde possa reparar o seu carro. Portanto, o primeiro passo a dar consiste numa pesquisa detalhada da oferta existente. Com efeito, a internet dá uma boa ajuda nesta tarefa.

Numa etapa inicial da busca, analise a localização, preços praticados, marcas associadas à oficina e tipo de serviços disponibilizados. Posteriormente, deverá observar a forma como as empresas são avaliadas. Ou seja, perceber se existe alguma reclamação e qual a avaliação que outras pessoas fazem da oficina.

Atualmente, a reputação online de uma empresa é um fator fundamental a ter em conta na hora da escolha. Se o serviço é mal feito, não faltarão comentários negativos. Nesse sentido, a ausência de críticas pode ser um indício de que encontrou um bom mecânico.

Verifique ainda se a empresa é certificada, porque a certificação é um indicador de qualidade. A recomendação de um amigo ou familiar é igualmente um caminho a seguir para encontrar uma boa oficina auto.

A opinião de alguém conhecido que tenha experimentado um serviço de qualidade é um fator de peso. Se esse alguém for fiel a uma determinada oficina, é porque o serviço tem qualidade e inspira confiança.

 

2. Perceber se existe uma boa relação qualidade-preço

Diz o chavão popular que, às vezes, “o barato sai caro”. Um serviço de baixo custo pode indicar que as peças usadas no seu carro não são de qualidade. Por isso, antes de escolher a sua oficina auto, faça uma análise dos preços praticados no mercado. Compare valores e, sobretudo, saiba quais são as marcas parceiras da oficina que vai escolher.

Esteja atento à qualidade das peças, óleos e outros componentes automóveis. Assegure que o seu mecânico trabalha com os melhores fornecedores. Ademais, certifique-se de que o serviço é realizado com as soluções mais atuais do mercado.

 

3. Solicitar um orçamento detalhado à oficina auto

Antes de deixar o seu carro aos cuidados de uma oficina auto, solicite um orçamento detalhado do serviço a efetuar. Peça uma descrição minuciosa de toda a intervenção a realizar. Questione o mecânico sobre os materiais que serão utilizados, o valor das peças e o preço da mão-de-obra. Dessa forma, evitará surpresas na fatura final, já que o orçamento apresentado não será diferente do valor a pagar.

Pergunte sempre quanto tempo vai demorar a intervenção, uma vez que o cumprimento de prazos é sinónimo de profissionalismo. Igualmente importante é exigir um documento que ateste as condições gerais do seu veículo antes de o serviço ser efetuado.

Em suma, esta checklist permitir-lhe-á atestar a exatidão do trabalho contratado. Se detetar algum problema que não foi inicialmente registado mas que foi contabilizado na fatura, poderá contactar a oficina auto e pedir esclarecimentos. Deverá também fazê-lo caso encontre danos na viatura, como riscos, amolgadelas ou alterações na quilometragem.

 

4. Avaliar os profissionais e as instalações da oficina auto

Antes de escolher a oficina auto, observe o ambiente de trabalho, converse com os funcionários e tente avaliar o seu grau de profissionalismo. Além de educado e atencioso, um bom mecânico deve saber explicar com objetividade os detalhes do serviço.

Atente também nas instalações da oficina e na maquinaria utilizada. Um espaço amplo e moderno, onde as ferramentas estejam arrumadas, é sinal de organização. Utensílios atuais e em bom estado de conservação indicam-nos que estamos no local certo para deixar o nosso carro.

 

Subscreva o blog da Espogama e obtenha mais informações úteis sobre mecânica, seguros auto, automóveis e muito mais!

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X