fbpx

Carros: 3 dicas para uma boa manutenção do seu veículo!

carros

Carros: 3 dicas para uma boa manutenção do seu veículo!

Os carros são, para muitas pessoas, o único meio de transporte. A manutenção é, por isso, essencial para não haver problemas com o veículo e para aumentar a sua vida útil. Neste artigo, iremos partilhar consigo algumas sugestões sobre os cuidados que deve ter com alguns componentes para manter o bom estado do seu veículo por muitos anos.

 

3 dicas para manter os carros sempre novos

 

1. Verificar o estado dos pneus

Para a sua segurança e dos outros condutores, é essencial verificar regularmente as condições dos pneus. Mesmo quando os carros estão parados, há desgaste dos mesmos. O ideal seria verificar a pressão e calibrar a cada 15 dias. Esta análise previne o desgaste dos pneus e, ao mesmo tempo, permite que o seu veículo tenha um consumo mais eficiente e uma maior estabilidade durante a condução.

 

2. Examinar e trocar o óleo do motor

O nível do óleo deve ser verificado semanalmente, uma vez que este é essencial para lubrificar os componentes do motor. Se estiver abaixo do nível mínimo, pode causar danos graves no motor do automóvel. Ao examinar, tenha em atenção que o veículo deve estar parado num local sem inclinação. Não deve verificar o óleo logo depois de parar o carro, deixe o motor arrefecer e aí sim, retire a vareta, limpe e volte a introduzir. A marca de óleo deve estar entre os indicadores de mínimo e máximo da vareta.

Relativamente à mudança do óleo, é recomendado que se faça a cada 20 mil quilómetros, contudo, verifique sempre as indicações do fabricante do veículo. Nessas instruções está também a referência ao tipo de óleo que deve utilizar. Tenha isso em atenção, pois a utilização de óleos diferentes do recomendado pode alterar a performance do veículo.

Sempre que trocar o óleo do motor, faça também a mudança do filtro pois este acaba por acumular resíduos e pode dificultar a passagem do óleo.

 

3. Trocar as velas de ignição

Ao contrário do que possa pensar, as velas são essenciais para o funcionamento dos carros. Sem elas o motor de combustão não funciona, uma vez que são as velas que produzem a faísca necessária para o acender. Verifique sempre o estado destes componentes, até porque, além de serem fundamentais para o arranque do veículo, se não estiverem em bom estado, contribuem para o aumento dos consumos do carro e diminuem a potência e desempenho do mesmo.

 

Estas são apenas três dicas que deve ter em conta para que o seu veículo se mantenha em bom estado. Lembramos que, se verificar sempre os componentes com a regularidade definida pelo fabricante do seu carro, vai ter menos gastos a longo prazo. Um veículo com uma manutenção frequente tem menos tendência para avarias e a sua carteira vai, certamente, notar essa diferença!

 


Subscreva o Blog

    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*
    [recaptcha]

    A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    Partilhe:

    Publicar comentário

    O seu endereço de email não será publicado.

    X