fbpx

Combustível: 7 dicas para uma poupança efetiva!

Combustível

Combustível: 7 dicas para uma poupança efetiva!

Combustível e poupança representam o melhor de dois mundos! Hoje em dia o seu preço é brutalmente elevado e já é razão para pensar duas vezes antes de andar de carro. O uso regular de carro tem custos de manutenção mas o que pesa mais no bolo é sem dúvida o combustível. Por isso todos querem poupar mas a maioria não sabe como. Nós vamos ajudá-lo!

Uma atitude preventiva e alguns cuidados diários podem diminuir francamente os gastos de combustível do seu veículo. São pequenas mudanças no dia-a-dia, que fazem mesmo a diferença. Vai perder em tempo e preocupação o que ganhará em combustível. E veja pelo lado positivo, só custa até se adaptar. Depois vai ver que tudo fará parte das suas rotinas. Ganha a sua carteira e o ambiente! Sim porque poupar no combustível, para além de ter vantagens económicas para si, ainda contribui para um meio ambiente mais limpo e menos poluído.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e que se sinta motivado a economizar combustível, para poupar nos seus gastos mensais. Leia as nossas dicas práticas, aplique-as diariamente, compare valores e veja os seus gastos a diminuir!

 

1. Seja minucioso a escolher o percurso

A definição do percurso pode ajudar a poupar. Não tenha apenas em consideração a distância mas também as condições da estrada e o movimento do trânsito pois tudo isso influencia o consumo do motor. Utilize sempre que possível as vias com menor tráfego. Se não tiver alternativa, antecipe-se a ele. Saia mais cedo de casa. Para além de evitar o stress, poupará no combustível.

 

2. Evite uma condução agressiva

Além de não ser seguro, acelerar e travar bruscamente são inimigos da poupança de combustível. Em condução urbana, cerca de 50% da energia é gasta em acelerações desnecessárias. Mantenha a velocidade constante e uniforme, evitando acelerações e travagens repentinas, repetitivas e desnecessárias. O ideal é evitar picos de velocidade e conduzir com suavidade. Se precisar de acelerar, faça-o gradualmente! Assim, o motor responderá com mais eficiência sem consumir combustível como se não houvesse amanhã.

 

3. Use corretamente as mudanças em função das rpm’s

Uma boa gestão da caixa de velocidades, em função das rotações (rpm’s), é fundamental para um melhor rendimento do motor e para a economia de combustível.
Conduzir com valores elevados de rotação a velocidade baixa é tão prejudicial quanto conduzir a alta velocidade com baixos valores de rotação.
Use as mudanças de forma correta, tendo em conta o veículo que conduz e respeite-o. As rotações não são um valor estático mas são uma referência para uma eficiente gestão da caixa de velocidades.

 

4. Não deixe o motor ligado com o carro parado

Ligar o veículo consume tanto quanto estar parado 30 segundos com o motor a trabalhar. Se está à espera de alguém, parado numa passagem de nível ou num semáforo prolongado ou preso no trânsito, desligue o motor e comece a economizar combustível. Evite ficar parado com o motor ligado mais do que dois minutos. Acredite, gasta menos combustível se desligar o veículo e voltar a ligar.

 

5. Não abuse do peso

Retire toda a carga desnecessária do veículo. Em cada 100kg de peso adicional, o consumo do veículo aumenta 5% emitindo também mais gases, situação que se agrava quando conduz a velocidades altas. Já para nem falar que causa desgaste de suspensões, travões e motor. No dia-a-dia, uma boa dica é arrumar a mala do carro e tirar tudo o que é dispensável, eliminando peso desnecessário. Esta é mesmo uma forma simples de poupar combustível. Quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível consome e muitas vezes a sua mala está cheia de materiais que não fazem falta nenhuma.

Tenha também a preocupação de não conduzir com excesso de carga. Cada veículo tem uma capacidade de peso máxima e deve ser respeitada. Se ultrapassar, já sabe que o gasto em combustível vai aumentar.

 

6. Mantenha os pneus calibrados e alinhados

Sabia que um pneu vazio pode ser responsável por 10% do consumo de combustível? Verifique regularmente e mantenha a pressão ideal dos pneus do seu veículo. Pressão insuficiente nos pneus provoca maior resistência ao rolamento, levando a um maior consumo de combustível e a uma menor duração da vida do pneu. Se quer poupar combustível, a pressão dos pneus, que é rápida e simples de verificar, é uma excelente forma de poupar dinheiro. Evite gastos desnecessários, cuide dos pneus, mantenha-os calibrados e tenha as rodas sempre alinhadas. Uma boa dica é evitar também conduzir em estradas em mau estado de conservação e mal pavimentadas.

 

7. Devagar se vai ao longe

Quanto mais rápido o veículo anda, mais combustível gasta. Quando a velocidade aumenta de 100 para 120 km/h, o consumo do seu veículo pode acrescer em 44%, sendo que por norma ao diminuir a velocidade em 10% (para 90km/h) poderá reduzir o consumo de combustível em 15%.

 


Subscreva o Blog

    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*
    [recaptcha]

    A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    Partilhe:

    Publicar comentário

    O seu endereço de email não será publicado.

    X