fbpx

Combustível: 7 dicas para reduzir o seu consumo!

Combustível

Combustível: 7 dicas para reduzir o seu consumo!

O combustível é uma despesa enorme para quem faz uso constante do carro, nas deslocações do dia a dia. Há quem procure os preços mais baratos, há quem modere a utilização para conter os gastos, há quem partilhe boleias, mas no fundo o que todos gostariam de saber é como poupar, de forma simples e prática.

aqui deixamos 7 dicas para uma poupança efetiva, hoje abordamos outras 7 para diminuir os gastos de combustível do seu veículo. Pequenos gestos no dia a dia, que fazem a diferença no final do mês. Se no início estas pequenas mudanças podem custar, rapidamente se habitua quando começar a poupar.

Nunca é demais lembrar que ao reduzir o consumo de combustível, a carteira fica a ganhar mas o ambiente também. Assim, estas dicas que lhe deixamos têm tanto de utilidade para si, trazendo vantagens económicas, como de serviço público. Por si e por nós, reduza o consumo de combustível com estas 7 boas práticas.

 

1. Subidas com astúcia e delicadeza, descidas à boleia

Evite acelerações excessivas em subidas. Devido à força da gravidade o motor já está a trabalhar em maior esforço, uma aceleração desnecessária irá apenas fazer com que o consumo aumente. Para poupar nas subidas, acelere antes do seu início, assim evita acelerar a meio do caminho.
Nas descidas retire o pé do acelerador, controlando a velocidade com as mudanças e o travão. Ao contrário do que se diz, poupa mais combustível – chegando mesmo ao valor zero – do que em ponto morto e não é tão perigoso.

 

2. Troque de velas com regularidade

As velas devem ser trocadas rigorosamente nos prazos indicados, mesmo que estejam a funcionar. Elas nem precisam de estar a falhar para comprometer o rendimento do carro e aumentar o consumo de combustível. O prazo varia de um modelo para modelo. Verifique qual o seu e não hesite na hora da troca.

 

3. Faça a manutenção periódica dos filtros

Os filtros de ar, óleo e combustível são fundamentais para o funcionamento correto do motor. À semelhança do conselho que demos para as velas, também estes devem ser trocados rigorosamente nos prazos recomendados. Fora do prazo, os filtros de ar e combustível interferem diretamente na mistura de ar e combustível do carro, aumentando o consumo do motor.

 

4. Cuide do motor do seu carro

O motor é o coração do seu veículo e se estiver em bom estado garante uma condução mais económica e amiga do ambiente. Respeite todas as revisões e manutenções recomendadas do seu veículo, ganha em segurança e poupa em combustível. Um veículo mal afinado representa em média um aumento de 9% a 30% dos consumos.

 

5. Procure os melhores preços antes de abastecer.

Hoje em dia a internet dá-lhe informação em tempo real dos preços praticados em muitos locais de abastecimento. Ao abastecer no local mais perto de si com melhores preços, conseguirá colocar mais combustível com menos dinheiro. Se encher o depósito também evitará mais deslocações aos postos de abastecimento e indiretamente assim irá também poupar combustível.

 

6. Use o ar condicionado com conta, peso e medida.

Use o ar condicionado apenas em caso de necessidade. Se procura economizar combustível, use o ar condicionado com moderação, pois a sua utilização excessiva irá aumentar o consumo dependendo da viatura e da condução. Não use o ar condicionado como ventilação da viatura e tente estacionar à sombra se for deixar o carro por longos períodos, assim a temperatura nunca será tão elevada.

 

7. Torne o seu veículo mais aerodinâmico.

Manter as janelas fechadas é uma das melhores dicas para economizar combustível. Uma janela totalmente aberta aumenta o atrito causado pelo ar, especialmente em velocidades de autoestrada, impedindo que o mesmo se desloque suavemente sobre a viatura. A consequência natural é um aumento no consumo de combustível. Como alternativa use a entrada de ar do exterior através do sistema de ventilação colocado para frio. O uso de deflectores ajudará a aerodinâmica permitindo abrir um pouco as janelas e economizar combustível.

 


Subscreva o Blog

    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*
    [recaptcha]

    A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    Partilhe:

    Publicar comentário

    O seu endereço de email não será publicado.

    X