Oficinas Auto: 12 Motivos para Apostar nas Redes Sociais!
Oficinas auto não podem ficar de fora do mundo digital. A internet é o meio de pesquisa mais utilizado em Portugal e no resto do mundo. As redes sociais assumem uma importância significativa na divulgação dos serviços e produtos das oficinas auto, assim como de qualquer empresa.
Se não sabe como gerir a rede social da sua oficina, siga estas dicas e preste atenção às vantagens. Tem muito a ganhar com uma boa presença online.
Dicas para oficinas auto que querem apostar nas redes sociais
1. Criar uma página no Facebook
Crie uma página no Facebook. As pessoas que querem pesquisar sobre os seus serviços vão, certamente, procurar a sua oficina nesta rede social. Tenha atenção aos comentários. Com uma boa reputação, pode chegar a novos clientes.
Lembre-se que há utilizadores que preferem aceder a outras redes sociais, como o Twitter e o LinkedIn. Alargue a sua presença a estas redes, criando páginas também nestas plataformas. Divulgue os contactos e localização da sua oficina e faça uma descrição dos produtos e serviços. Atualize as páginas com frequência.
2. Ter conteúdo com valor e aplicar a regra 80/20
Publicar a primeira coisa que lhe vem à cabeça não é sinónimo de ter conteúdo de qualidade. Nem é sinónimo de fazer mais negócios. Não partilhe publicações que pouco interessam aos seus clientes, nem se limite ao anúncio de novos produtos ou promoções. As pessoas não gostam de ser pressionadas para comprar.
Reja-se pela famosa regra 80/20 no Facebook: 80% do conteúdo deve acrescentar valor (dicas, sugestões, novidades sobre o meio automóvel) e somente 20% das publicações deve promover produtos e serviços. Os clientes ficarão agradados e o sucesso das oficinas auto aumentará.
3. Saber quem quer alcançar
Quem são os seus clientes ou potenciais clientes? Foque-se nesta questão para conhecer melhor as pessoas para quem quer comunicar. Depois de conhecer o seu público-alvo, saberá o que deve publicar nas redes sociais, quando e como o deve fazer. Este trabalho implica algum esforço e não se faz em cinco minutos, mas traz resultados positivos a todas as oficinas auto.
4. Ter um calendário para as redes sociais
É fundamental ter noção de quando deve partilhar algo nas redes sociais. Vá experimentando. Um texto/imagem/vídeo por semana é pouco? Quatro é um número elevado? Publique duas ou três vezes por semana, ou mais, se reparar que os seguidores querem mais. Mantenha-se ativo e conquiste uma visibilidade maior.
5. Ser diversificado no conteúdo
Não escreva só texto e não publique apenas imagens ou vídeos. Diversifique o conteúdo. Os vídeos publicados diretamente no Facebook chegam a um maior número de pessoas, mas as imagens criam uma maior interação.
Por isso, e mais uma vez, estude o seu público-alvo e analise os números para perceber o que é melhor. As oficinas auto não são todas iguais.
6. Supervisionar constantemente
Agora que já sabe o que deve publicar e quando o deve fazer, não pense que o trabalho está feito. Ter páginas nas redes sociais significa estar constantemente atento aos números.
Analise todos os meses os resultados: partilhas, alcance, nível de interação, horários em que os utilizadores são mais ativos. Só assim saberá o que deve mudar nas publicações seguintes para potenciar o seu negócio.
Vantagens das redes sociais para as oficinas auto
1. Gratuitidade
Estar presente nas redes sociais não implica gastar dinheiro. Criar páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram ou YouTube não obriga a qualquer pagamento.
2. Alcance
As empresas, nomeadamente as oficinas auto, preferem promover o seu negócio nas redes sociais do que no papel. Estudos de mercado confirmam que o investimento na internet é o que mais cresce no setor publicitário.
3. Aproximação
Estar ativo nas redes sociais é uma maneira muito eficaz de se aproximar dos clientes. A certa altura, serão eles a divulgar o nome da sua oficina. Promover a confiança das pessoas, criar uma espécie de família, é um dos caminhos para aumentar o lucro.
4. Reações
Através das redes sociais, obtém reações de forma quase instantânea e analisa facilmente as opiniões sobre a sua oficina. Através dos comentários e dos gostos e partilhas rapidamente conseguirá perceber os conteúdos que os seus clientes apreciam.
Crie conversas e lance perguntas. Aumente a ação na sua página. Assim, será mais visto, ficará mais bem posicionado na rede e destacar-se-á em relação à concorrência.
5. Atendimento
As redes sociais podem ser utilizadas para responder de forma rápida e eficiente às perguntas e às dúvidas dos seus clientes ou potenciais clientes. Trata-se de um serviço de atendimento ao público na internet.
Responda aos comentários e às mensagens. Um cliente que vê a sua dúvida rapidamente esclarecida pode fazer boa propaganda da sua oficina no mundo digital.
6. Público personalizado
Conhecer o público-alvo é importante, por exemplo, no Facebook. Se quiser patrocinar uma publicação, pode escolher a faixa etária das pessoas que vão ver o conteúdo, onde vivem e quais os seus hábitos. É bom que saiba antecipadamente para quem se deve dirigir.
Convença-se: as redes sociais são importantes para as oficinas auto. São uma forma de fortalecer a relação com aqueles que já são seus clientes e de cativar novos clientes.
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