Carros: 7 Cuidados a ter durante o tempo frio!
Os carros exigem cuidados especiais de manutenção durante o inverno. As condições climáticas registadas nesta época do ano podem originar vários problemas mecânicos.
Para além do impacto ao nível do desempenho, conduzir durante o tempo frio, com neve ou gelo, também interfere nas condições de segurança dos automóveis.
No entanto, é possível prevenir o impacto do frio nos carros e mantê-los em bom estado durante o inverno. Para isso, tenha em atenção as boas práticas que descrevemos de seguida.
7 Dicas para manter os carros em boas condições durante inverno:
1. Substitua as escovas e o líquido do limpa-para-brisas.
A visibilidade é uma das condições mais importantes para uma condução segura. No inverno, em que os dias são nublados ou chuvosos, é importante assegurar que as escovas do limpa-para-brisas estão em boas condições, facilitando a visibilidade.
Estas devem ser substituídas a cada 6 ou 12 meses, mediante o desgaste que possam apresentar, pelo que deve verificar regularmente o seu estado de conservação.
Deve também prestar atenção ao líquido do limpa-para-brisas e mudá-lo com frequência. Durante o tempo mais frio, é aconselhável utilizar um produto com aditivo anticongelante.
2. Mantenha a pressão correta dos pneus.
Um dos cuidados essenciais a ter com os carros durante o inverno é manter a pressão correta dos pneus. Caso circule com pressão insuficiente, correrá maior risco de derrapar em superfícies com gelo, dado que os pneus terão menor tração.
A diminuição da temperatura afeta diretamente a pressão dos pneus. Uma descida de 10 ºC reduz a pressão de ar em cerca de 1 psi. Deve, por isso, fazer uma verificação regular e assegurar que esta se encontra de acordo com os padrões estabelecidos para cada veículo.
Nos postos de gasolina, é comum encontrar uma área destinada a este tipo de controlo, sendo-lhe disponibilizado para o efeito um calibrador. A informação relativa à pressão indicada para cada veículo encontra-se na parte lateral da porta do condutor, na tampa do combustível ou no manual do utilizador.
3. Aplique uma camada de cera.
Uma boa forma de proteger os carros durante o tempo frio é aplicar uma camada de cera, pois esta evita que a neve/gelo, a sujidade e o sal se acumulem. Ajuda ainda a manter a boa aparência dos veículos, protegendo a pintura.
A aplicação de cera requer, contudo, alguns cuidados prévios. Certifique-se de que o carro está bem lavado e de que as temperaturas não são inferiores a 12,8 ºC. Assim, facilitará a limpeza dos vestígios de neve e gelo.
4. Verifique o funcionamento dos faróis.
Para garantir uma boa visibilidade e uma condução segura, deve verificar regularmente o estado dos faróis. Sobretudo no período noturno, é indispensável que o sistema de luzes dos carros esteja em boas condições, para ver e ser visto.
Além dos faróis dianteiros e traseiros, confirme que os restantes sinais luminosos funcionam corretamente (marcha-atrás, STOP, piscas, etc.).
Naturalmente, deve ter em atenção a bateria do carro. A utilização mais frequente do sistema de luzes no inverno (devido aos dias mais curtos e escuros) desgasta o sistema elétrico.
5. Troque o óleo do motor.
A descida das temperaturas torna o óleo do motor mais viscoso (grosso). Como consequência, o motor poderá não ficar adequadamente lubrificado e sobreaquecer, o que origina problemas mecânicos.
A frequência com que deve mudar o óleo varia em função do tipo de produto aplicado no veículo. Durante o tempo frio, deve optar por trocar o óleo por um mais fino, mantendo assim o motor suficientemente lubrificado.
6. Verifique o estado das correias e tubos.
Se a revisão do carro não coincide com o início do inverno, não deixe de estar atento ao estado das correias e tubos. O seu mecânico pode confirmar se existem danos e, caso necessário, proceder à sua substituição, prevenindo assim situações de perigo durante a condução.
7. Coloque líquido de arrefecimento com aditivo anticongelante.
Durante o tempo frio, é extremamente importante garantir que o líquido de arrefecimento não congela. Caso tal aconteça, compromete-se a fluidez do sistema, levando a um possível sobreaquecimento localizado do motor.
O recomendado para a maioria dos carros é uma proporção de 50% de aditivo anticongelante e 50% de água, podendo estas percentagens variar consoante a especificidade de cada veículo.
Siga os conselhos que lhe indicámos para proteger o seu veículo no inverno e tenha uma condução mais eficiente e segura.
Subscreva o Blog