fbpx

Carros: 7 Cuidados a ter durante o tempo frio!

carros

Carros: 7 Cuidados a ter durante o tempo frio!

Os carros exigem cuidados especiais de manutenção durante o inverno. As condições climáticas registadas nesta época do ano podem originar vários problemas mecânicos.

Para além do impacto ao nível do desempenho, conduzir durante o tempo frio, com neve ou gelo, também interfere nas condições de segurança dos automóveis.

No entanto, é possível prevenir o impacto do frio nos carros e mantê-los em bom estado durante o inverno. Para isso, tenha em atenção as boas práticas que descrevemos de seguida.

 

7 Dicas para manter os carros em boas condições durante inverno:

 

1. Substitua as escovas e o líquido do limpa-para-brisas.

A visibilidade é uma das condições mais importantes para uma condução segura. No inverno, em que os dias são nublados ou chuvosos, é importante assegurar que as escovas do limpa-para-brisas estão em boas condições, facilitando a visibilidade.

Estas devem ser substituídas a cada 6 ou 12 meses, mediante o desgaste que possam apresentar, pelo que deve verificar regularmente o seu estado de conservação.

Deve também prestar atenção ao líquido do limpa-para-brisas e mudá-lo com frequência. Durante o tempo mais frio, é aconselhável utilizar um produto com aditivo anticongelante.

 

2. Mantenha a pressão correta dos pneus.

Um dos cuidados essenciais a ter com os carros durante o inverno é manter a pressão correta dos pneus. Caso circule com pressão insuficiente, correrá maior risco de derrapar em superfícies com gelo, dado que os pneus terão menor tração.

A diminuição da temperatura afeta diretamente a pressão dos pneus. Uma descida de 10 ºC reduz a pressão de ar em cerca de 1 psi. Deve, por isso, fazer uma verificação regular e assegurar que esta se encontra de acordo com os padrões estabelecidos para cada veículo.

Nos postos de gasolina, é comum encontrar uma área destinada a este tipo de controlo, sendo-lhe disponibilizado para o efeito um calibrador. A informação relativa à pressão indicada para cada veículo encontra-se na parte lateral da porta do condutor, na tampa do combustível ou no manual do utilizador.

 

3. Aplique uma camada de cera.

Uma boa forma de proteger os carros durante o tempo frio é aplicar uma camada de cera, pois esta evita que a neve/gelo, a sujidade e o sal se acumulem. Ajuda ainda a manter a boa aparência dos veículos, protegendo a pintura.

A aplicação de cera requer, contudo, alguns cuidados prévios. Certifique-se de que o carro está bem lavado e de que as temperaturas não são inferiores a 12,8 ºC. Assim, facilitará a limpeza dos vestígios de neve e gelo.

 

4. Verifique o funcionamento dos faróis.

Para garantir uma boa visibilidade e uma condução segura, deve verificar regularmente o estado dos faróis. Sobretudo no período noturno, é indispensável que o sistema de luzes dos carros esteja em boas condições, para ver e ser visto.

Além dos faróis dianteiros e traseiros, confirme que os restantes sinais luminosos funcionam corretamente (marcha-atrás, STOP, piscas, etc.).

Naturalmente, deve ter em atenção a bateria do carro. A utilização mais frequente do sistema de luzes no inverno (devido aos dias mais curtos e escuros) desgasta o sistema elétrico.

 

5. Troque o óleo do motor.

A descida das temperaturas torna o óleo do motor mais viscoso (grosso). Como consequência, o motor poderá não ficar adequadamente lubrificado e sobreaquecer, o que origina problemas mecânicos.

A frequência com que deve mudar o óleo varia em função do tipo de produto aplicado no veículo. Durante o tempo frio, deve optar por trocar o óleo por um mais fino, mantendo assim o motor suficientemente lubrificado.

 

6. Verifique o estado das correias e tubos.

Se a revisão do carro não coincide com o início do inverno, não deixe de estar atento ao estado das correias e tubos. O seu mecânico pode confirmar se existem danos e, caso necessário, proceder à sua substituição, prevenindo assim situações de perigo durante a condução.

 

7. Coloque líquido de arrefecimento com aditivo anticongelante.

Durante o tempo frio, é extremamente importante garantir que o líquido de arrefecimento não congela. Caso tal aconteça, compromete-se a fluidez do sistema, levando a um possível sobreaquecimento localizado do motor.

O recomendado para a maioria dos carros é uma proporção de 50% de aditivo anticongelante e 50% de água, podendo estas percentagens variar consoante a especificidade de cada veículo.

 

Siga os conselhos que lhe indicámos para proteger o seu veículo no inverno e tenha uma condução mais eficiente e segura.

 


Subscreva o Blog

    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*
    [recaptcha]

    A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    Partilhe:

    Publicar comentário

    O seu endereço de email não será publicado.

    X