fbpx

Cuidados a ter com o carro: 7 Dicas para uma boa manutenção!

cuidados a ter com o carro

Cuidados a ter com o carro: 7 Dicas para uma boa manutenção!

Os cuidados a ter com o carro devem ser uma preocupação de todos os automobilistas. Fazer uma boa manutenção é extremamente importante para aumentar a vida útil do veículo e evitar idas frequentes à oficina.

Ter um automóvel representa uma mão cheia de vantagens: maior facilidade nas deslocações, rapidez, conforto, independência e, acima de tudo, praticidade. Contudo, para que o seu veículo não sofra avarias, há alguns aspetos práticos a que deve estar atento.

Conheça 7 cuidados a ter com o carro e evite surpresas desagradáveis. Siga as nossas dicas e assegure a manutenção eficaz do seu automóvel.

 

7 Cuidados a ter com o carro para garantir uma boa manutenção:

 

  1. Verificar regularmente o nível de água do radiador

O radiador é o dispositivo que permite que o motor dos carros arrefeça. Por isso, lembre-se de ir enchendo o reservatório com regularidade para impedir que o automóvel atinja temperaturas demasiado elevadas. A colocação de água no radiador deve ser feita com o carro desligado e com o motor frio.

 

  1. Mudar o óleo dentro do prazo recomendado

O óleo é responsável pela lubrificação dos componentes do motor. Dessa forma, é importante que proceda à mudança respeitando os prazos recomendados pelo fabricante do veículo ou pelo sua oficina habitual.

A frequência com que deve mudar o óleo depende também do tipo de produto colocado no motor do carro. A maioria dos especialistas aconselha os automobilistas a fazê-lo uma vez por ano ou a cada 20 mil quilómetros.

 

  1. Verificar a pressão de ar dos pneus com regularidade

A pressão de ar dos pneus influencia significativamente a condução. Uma pressão abaixo do recomendado leva o automóvel a consumir mais energia. Mas o contrário também é prejudicial, uma vez que reduz a aderência do pneu ao piso e provoca um desgaste mais rápido.

Saiba que existe uma pressão ideal para os pneus de cada veículo. A informação é geralmente disponibilizada numa tabela que se encontra na porta do condutor ou no tampo do depósito de combustível.

 

  1. Escolher um profissional de confiança

Recorrer a um profissional qualificado é um dos mais importantes cuidados a ter com o carro. Em caso de acidente ou avaria, aconselhe-se junto de um mecânico experiente e no qual deposite total confiança.

Sempre que surgir alguma dúvida relativamente ao estado de manutenção do veículo, esclareça-a na sua oficina habitual. Adotar uma atitude preventiva é fundamental para evitar problemas futuros.

 

  1. Estar atento às luzes do painel

A informação que aparece no painel é comum à maioria dos carros, apesar de existirem no mercado inúmeras marcas e modelos. Prestar atenção às luzes que vão surgindo poderá ajudá-lo, principalmente, a detetar problemas atempadamente e a evitar avarias graves.

 

  1. Usar produtos de limpeza adequados

Os cuidados a ter com o carro nunca são demais. Por isso, não se aventure em experiências. Lembre-se de que existem produtos de limpeza pensados especificamente para cada parte do veículo (jantes, estofos, ar condicionado, etc.). Assim sendo, informe-se sobre as suas características antes da primeira utilização.

 

  1. Estacionar o carro num local protegido

Sempre que possível, estacione o seu automóvel num local abrigado do sol. Isto porque os raios ultravioleta poderão provocar manchas e reduzir o brilho. Tenha também o cuidado de não deixar o carro sujeito a condições atmosféricas adversas, como chuva e neve, uma vez que estas danificam a pintura.

 

Siga estes 7 cuidados a ter com o carro e rentabilize o seu investimento. Garantir uma boa manutenção do seu veículo reduz as idas à oficina e faz com que o automóvel se mantenha como novo por mais tempo.

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X