fbpx

Combustível: 5 dicas para poupar com uma condução eficiente!

combustivel

Combustível: 5 dicas para poupar com uma condução eficiente!

O combustível e a sua poupança são uma preocupação constante de muitos condutores. Com os preços do litro do gasóleo e da gasolina a manterem-se em valores pouco agradáveis para a nossa carteira, é sempre bom saber o que se pode fazer para reduzir o consumo e poupar dinheiro! Vamos, por isso, dar-lhe 5 sugestões para uma condução mais eficiente.

 

 1. Acelere e trave de forma gradual

Tente evitar grandes acelerações e travagens, de forma grotesca. Acelerar e travar bruscamente são dois comportamentos inimigos da poupança. Se precisa acelerar, deve fazê-lo de modo gradual. Para travar, faça-o da forma mais suave possível.

 

2. Retire o pé do acelerador nas descidas

Se quer mesmo poupar, então não deve colocar o carro em ponto morto nas descidas, basta retirar o pé do acelerador. Com a mudança desengatada, além de ter mais probabilidades de perder o controlo do veículo, não está a poupar. A borboleta de admissão deixa passar combustível e, deste modo, não está a reduzir o consumo. Deve ainda evitar travagens constantes nas descidas, utilize o travão quando for realmente necessário.

 

3. Troque as velas regularmente

O bom funcionamento das velas está intimamente ligado aos consumos do carro. Estas devem, por isso, ser trocadas com regularidade, uma vez que não precisam de estar a falhar para provocarem um aumento do consumo de combustível. Cada veículo tem um prazo para substituição, cumpra o do seu criteriosamente!

 

4. Reduza a utilização do ar condicionado

Sim, sabemos que nesta altura do ano pode ser um pequeno sacrifício, mas ao diminuir a utilização do ar condicionado estará a poupar até 25% do combustível!

 

 5. Escolha sempre os melhores percursos antes de cada viagem

Analisar com alguma antecedência os percursos pode ajudar a verificar quais as alternativas mais adequadas a uma poupança de combustível. Não se trata apenas de escolher o percurso mais curto. É também importante verificar se esse percurso tem muito trânsito, para evitar as paragens constantes e também se as estradas estão em boas condições.

 

Estas são apenas 5 sugestões para que possa reduzir o consumo de combustível do seu veículo. Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis e o motivem a ter uma condução mais eficiente, reduzindo assim os gastos mensais com combustíveis. A sua carteira vai, com certeza, agradecer!

 


Subscreva o Blog

    Aceito a Política de Privacidade*
    Dou o consentimento para o tratamento de dados*
    [recaptcha]

    A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

    Partilhe:

    Publicar comentário

    O seu endereço de email não será publicado.

    X