Oficinas Auto: 8 Dicas para aumentar as vendas!
Oficinas Auto são um negócio lucrativo mas todos querem saber como podem aumentar as vendas. Pequenas medidas fazem a diferença. Há que ter preocupação com o cliente e a sua fidelização, com a qualidade do serviço prestado e com a equipa que assegura a empresa, mas acredite que se o fizer, tem resultados. O sucesso de uma empresa depende muito da atitude que se tem perante a mesma, da visão sobre o negócio e do empenho em ser bem-sucedido. São vários os fatores que contribuem para o êxito mas são bem mais simples do que se possa pensar. Aposte verdadeiramente nestas 8 dicas para rentabilizar e melhorar o seu negócio, aumentar vendas e ter sucesso!
1. Mão-de-obra qualificada
Se pretende aumentar as vendas das oficinas auto é de extrema importância contar com colaboradores com experiência e formação na área da reparação e manutenção de veículos. Assim, garante um bom diagnóstico e um serviço competente.
No caso de existirem funcionários administrativos também estes devem dominar, pelo menos, os conceitos básicos da área de manutenção e reparação automóvel. É importante que todos estejam em sintonia, mesmo operando em áreas diferentes. Deste modo, o atendimento ao cliente será mais simples, fluído e sem complicações.
Assim, apostar na qualificação profissional da sua equipa é fundamental!
2. Descontos/promoções ocasionais
Aplicar algum tipo de desconto ou ação promocional ocasional pode ajudá-lo a aumentar as vendas das oficinas auto. Por exemplo, pode oferecer um desconto a um cliente que traga um novo cliente, pode aplicar uma ação promocional de 30% de desconto num segundo serviço ou ainda pode fazer campanhas especiais conforme a altura do ano (Natal, aniversário da oficina auto, etc…). São várias as opções que pode usar na sua oficina auto. Seja criativo! Este tipo de ação é ideal para atrair mais clientes e vender mais serviços.
3. Fidelização de Clientes
Não basta apenas concentrarmo-nos em atrair novos clientes. Há que pensar em estratégias para os fidelizar. Fazer um cartão de cliente no qual oferece algum benefício ou estabelecer um sistema de acumulação de pontos e troca dos mesmos por algum serviço, são bons exemplos de ideias para fidelizar clientes.
Pode também adotar a estratégia de enviar por email um cupão ou voucher específicos para determinados clientes. É uma forma destes sentirem que têm um tratamento exclusivo e personalizado.
Contudo, para além das ofertas especiais, é a forma como lida e comunica com o cliente que vai marcar a diferença.
Oferecer um café ao cliente enquanto espera pelo automóvel; oferecer a hipótese de recolher o automóvel para reparação na residência/emprego do cliente; fazer a entrega, após reparação, na residência/emprego do cliente são pequenos detalhes que ajudam a criar uma relação de confiança com o cliente.
4. Parcerias e Protocolos
Outra ideia para aumentar as vendas das oficinas auto passa por estabelecer parcerias e protocolos. Existem empresas ou organizações que necessitam dos seus serviços.
Estabeleça protocolos com empresas que possuam frotas de veículos, como por exemplo, empresas de rent-a-car, centrais de táxis, a Uber ou Cabify ou empresas que disponibilizem automóveis para os seus funcionários.
Faça parcerias com associações ou organizações das quais os seus membros possam usufruir de um desconto ou vantagem ao recorrerem à sua oficina auto.
5. Preços justos e competitivos
Para aumentar as vendas é importante que pense a longo prazo e não apenas no imediato. Pratique preços competitivos e justos pelos serviços que faz.
Não queira ganhar tudo numa única venda pois vai “espantar” o cliente e este não voltará a recorrer à sua oficina auto nem recomendará os seus serviços.
Faça uma breve pesquisa dos preços que a concorrência pratica. É sempre importante ter uma noção dos valores que as oficinas auto concorrentes cobram. Estabeleça uma tabela de preços e afixe-a na sua oficina auto ou no seu site para que seja visível para todos os clientes. Desta forma, vai garantir transparência e o cliente sentir-se-á mais confortável pois sabe, exatamente, quanto irá pagar no final.
6. Prometer e Cumprir
Para aumentar as vendas das oficinas auto tem de estabelecer um compromisso com o cliente e cumpri-lo. De nada vale prometer ao cliente que terá o carro pronto a determinado dia ou hora, se não tem a certeza de que o consegue fazer.
Avalie bem o serviço de que o automóvel do cliente necessita e estabeleça um prazo razoável e real para a entrega.
O mesmo se aplica à qualidade do serviço. Não adianta entregar o carro num prazo record se a qualidade do serviço for duvidosa. Certifique-se de que são usados produtos/ peças de qualidade na execução do serviço.
7. Diversificar os serviços
Oferecer diversidade de serviços é uma ótima estratégia para aumentar as vendas das oficinas auto. Desta forma, será mais fácil que o cliente adquira mais do que um serviço de uma só vez.
Mudança de óleo, alinhamento de direções, mudança de pneus, revisão, lavagem automóvel, reparação de sistemas elétricos, serviços mecânicos ao domicílio, viaturas de substituição são alguns dos variados serviços que pode oferecer na sua oficina auto.
8. Apostar em Marketing Digital
Para aumentar as vendas do seu negócio invista na sua divulgação através do Marketing Digital. Aposte na construção de um bom site e blog bem como na presença nas redes sociais pois atualmente constituem a melhor montra para divulgar qualquer marca ou serviço.
Este tipo de divulgação é segmentada alcançando apenas o público desejado e tem a vantagem de exigir investimentos mais baixos, quando comparados aos meios de divulgação tradicionais.
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