fbpx

Oficinas Auto: Aposte na Qualificação Profissional da Equipa!

oficinas auto

Oficinas Auto: Aposte na Qualificação Profissional da Equipa!

A qualificação profissional das equipas das oficinas auto deve ser encarada como uma importante vantagem competitiva. O maior fator de diferenciação que as oficinas auto podem oferecer reside na qualidade dos serviços que presta.

A qualidade do serviço reside na capacidade de execução técnica, na de comunicação e na de relacionamento com o cliente. A qualificação profissional é a chave para garantir esta qualidade. Além da capacitação técnica permite dotar a sua equipa de competências comportamentais e relacionais.

As oficinas auto, como qualquer empresa, devem apostar na contratação de profissionais qualificados e promover a formação contínua dos colaboradores.

O mercado da reparação automóvel é bastante competitivo. Assim sendo, ter uma equipa de profissionais capazes de satisfazer qualquer necessidade é essencial para a fidelização dos clientes. Este nível de capacidade de execução implica uma constante atualização de conhecimentos, acompanhamento das novas tendências do setor e desenvolvimento da relação com os clientes.

A qualificação profissional da equipa das oficinas auto é igualmente importante para aumentar o volume de negócio, pois permite aumentar a abrangência de serviços prestados e gerar mais faturação.
Para isso, é fulcral apostar na formação inicial e contínua dos seus recursos humanos e, claro, no investimento em equipamento e infraestruturas adequadas.

 

Qualificação Profissional Oficinas Auto: Formação inicial

Relativamente à qualificação profissional numa perspetiva de formação inicial, existem vários cursos nas áreas de mecânica e eletricidade, reparação de carroçarias e pintura, etc. Os jovens interessados no setor da reparação automóvel têm a possibilidade de adquirir formação profissional adequada antes de integrar o mercado de trabalho.

Ainda assim, neste ramo, muitos começam à experiência e adquirem know-how com base no “fazer”. Caso tenha na sua equipa elementos sem qualificação e com experiência profissional, pode também propor um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

O mais importante é que os elementos da equipa da sua oficina auto compreendam a mais-valia da qualificação profissional não só para a empresa, mas para cada um individualmente. A sua qualificação profissional é uma forma de reconhecimento e valorização curricular e é essencial para a evolução na carreira.

 

Qualificação Profissional Oficinas Auto: Formação contínua

Ao nível da formação contínua, existem vários cursos técnicos de curta duração que permitem adquirir, consolidar ou atualizar conhecimentos fazendo face à evolução tecnológica tão constante no setor automóvel.

São igualmente uma forma de garantir que a sua equipa acompanha também o crescimento da empresa e que os seus profissionais estão aptos a assumir a prestação de novos serviços.

A formação contínua pode ser técnica, através da realização de cursos de especialização relativos a novos desenvolvimentos tecnológicos, por exemplo. Mas a qualificação da equipa da sua oficina auto pode ir mais além e passar pela formação comportamental através de cursos e workshops que permitam desenvolver atitudes e formas de comportamento. Várias temáticas podem ser aqui incluídas, como a gestão de conflitos e reclamações ou técnicas de negociação, por exemplo. Outra ação de formação que consideramos importante, embora não se enquadre na qualificação profissional, é o team building.

Para além de ter uma equipa qualificada, deve investir numa equipa coesa e unida. O team building é uma excelente forma de cultivar o espírito de equipa. Geralmente, estas ações traduzem-se em atividades fora do local de trabalho. O principal objetivo é criar/reforçar os laços entre os membros da sua equipa.

A interação e cooperação que estas atividades proporcionam são uma mais-valia não só para os colaboradores como para a empresa. A sua equipa tem oportunidade de se conhecer melhor, enraizar os valores da empresa e sentir-se motivada. Este renovar de energias reflete-se diretamente na produtividade.

 

Quer opte por contratar apenas profissionais qualificados ou invista na qualificação dos recursos humanos mantenha a sua equipa constantemente actualizada.

Não se foque apenas na formação inicial enquanto forma de qualificação profissional da equipa da sua oficina auto. A formação contínua é igualmente imprescindível para garantir o sucesso da sua empresa!

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X