fbpx

Peças auto: Cuidados a ter com o filtro de combustível

Peças Auto

Peças auto: Cuidados a ter com o filtro de combustível

As peças auto do motor dos automóveis requerem uma manutenção periódica, que, por conseguinte, previne o aparecimento de problemas. Fazer as revisões nos momentos indicados pelo fabricante ou oficina é, por isso, a chave para prolongar a vida útil dos veículos.

O filtro de combustível é um componente que necessita de revisão periódica. Esta peça auto tem um papel fundamental no sistema de alimentação dos motores a combustão. Tem como função filtrar a gasolina ou gasóleo das impurezas, evitando que estas passem para a bomba de combustível e injetores. Situa-se à saída do depósito.

O custo deste componente é baixo e a substituição é bastante simples. Cumprir as recomendações para a sua mudança evita, certamente, situações dispendiosas.

 

Sistema de alimentação do motor e peças auto que o constituem

O filtro de combustível integra o sistema de alimentação dos veículos. Atualmente, estas peças auto têm sofrido uma evolução para tornar os motores mais eficientes e menos poluentes.

No caso dos motores a gasolina, passou-se de sistemas mecânicos menos eficazes, que utilizavam o carburador, para sistemas de injeção eletrónica muito mais rigorosos. Os diesel, por outro lado, sempre utilizaram a injeção. Nestes motores, foi adicionado um componente: uma bomba de alta-pressão, que envia o gasóleo para os injetores.

O filtro de combustível ganha, assim, uma importância acrescida nos motores mais recentes. O acumular de resíduos nos componentes eletrónicos mais sofisticados, como bomba de combustível, bombas de alta-pressão e injetores, compromete seriamente a alimentação do motor. Uma avaria nestas peças auto significa, por certo, um rombo na sua carteira.

 

4 Sinais de que o seu filtro de combustível está sujo

Os efeitos de um filtro de combustível que não esteja a cumprir devidamente a sua função são vários. Ao acumular resíduos no seu interior, o fluxo de gasolina ou gasóleo torna-se irregular, chegando até ao ponto de entupir. Para além de comprometer outras peças auto do motor a médio/longo prazo, a sujidade pode manifestar-se de outras formas.

Conheça 4 sintomas que podem indicar um filtro danificado:

  1. Perda de rendimento do motor – A aceleração do motor pode tornar-se irregular. Se o fluxo do carburante for anormal, a combustão não irá ocorrer nas melhores condições, causando perda de potência;
  2. Engasgamento do motor – Ocorrem falhas quando acelera, como se fosse ficar sem combustível? Com o filtro entupido, a gasolina ou gasóleo podem não chegar ao motor.
  3. Aumento do consumo de combustível – Um consumo irregular ou acima do normal pode ter origem num filtro defeituoso. Este problema aumenta consideravelmente as emissões de gases poluentes para a atmosfera;
  4. Acendimento de luz amarela no painel – O aviso do diagnóstico do motor pode acender por indicação da sonda lambda. Se houver defeitos na combustão, este componente envia, pois, informação de erro.

 

Quando deve mudar o filtro de combustível

Quando está em causa a substituição deste tipo de peças auto, o ideal é não esperar que surjam sintomas. Em média, a mudança deverá ocorrer antes dos 20 mil quilómetros ou 2 anos. Existem fabricantes que definem outros prazos, pelo que os timings variam conforme a marca e modelo do automóvel. Consulte o manual do veículo ou uma oficina auto para saber quando deve trocar o filtro de combustível.

Há circunstâncias que podem exigir a substituição antes do recomendado. Se, por exemplo, é comum andar na reserva, os resíduos que se depositam no fundo do depósito são sugados pela bomba de combustível. A consequência é a deterioração do filtro mais rapidamente.

Saiba também que deve utilizar combustíveis de boa qualidade. Os restantes têm maior probabilidade de estar contaminados, comprometendo as peças auto do motor. Além disso, sempre que fizer a revisão do seu automóvel, solicite que atestem o estado do filtro de combustível. Uma boa manutenção é fundamental. O seu veículo e a sua carteira agradecem.

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X