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Oficinas Auto: 4 Práticas para um Marketing Digital de sucesso!

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Oficinas Auto: 4 Práticas para um Marketing Digital de sucesso!

As oficinas auto são uma área de negócio que tem muito a ganhar com a presença no mundo online, pelo que já abordámos no nosso blog a importância da implementação de uma estratégia digital de sucesso.

O Marketing Digital permite às empresas, através de um conjunto de ações, não só ganhar visibilidade na internet e gerar mais conversões, como ter um bom retorno sobre o investimento. Usando as melhores ferramentas, pode acrescentar valor e notoriedade à sua marca, estimular o envolvimento e interação com o público-alvo.

Estas ações, quando corretamente encetadas, resultam na captação de novos clientes e, sobretudo, na transformação de atuais clientes em embaixadores da empresa, que passam a divulgar espontaneamente os seus produtos e serviços.

Como base desta estratégia, é imprescindível que as oficinas auto disponham de um site (otimizado e responsivo) e de perfis associados às principais redes sociais.

Neste artigo, para o ajudar a definir as ações que deve incluir na estratégia de Marketing Digital das suas oficinas auto, indicamos-lhe as melhores práticas.

 

4 Estratégias Essenciais para potenciar o Marketing Digital de oficinas auto

 

1. Faça email marketing

Esta é uma das formas mais diretas e eficientes de fazer chegar a sua mensagem aos clientes. As campanhas de email marketing consistem no envio de newsletters ou de emails promocionais aos utilizadores inscritos no seu site. São úteis para manter os clientes atualizados acerca das novidades, produtos e promoções da sua empresa.

Informação sobre a publicação de novos conteúdos no seu blog, apresentação de novos produtos e serviços e divulgação de campanhas promocionais exclusivas são algumas das possibilidades do e-mail marketing.

 

2. Produza bom Conteúdo, útil e verdadeiro

Criar conteúdo relevante, que acrescente valor para o cliente, tendo como objetivo informar, educar e envolver, deve ser uma prioridade.

No que toca à criação e divulgação de conteúdo, as oficinas auto não se podem limitar a publicar textos ou imagens sem um objetivo específico. Os clientes vão reagir mais ativamente a informação que seja pertinente.

Dicas de “como fazer”, especialmente com recurso a vídeos explicativos ou infografias, atraem o interesse do público-alvo e ajudam a criar uma relação de confiança. Além disso, a publicação de conteúdo relevante permite que se destaque das oficinas auto concorrentes e que aumente a sua notoriedade e valor de mercado.

 

3. Preocupe-se com o SEO

Esta é uma das palavras de ordem no que toca ao Marketing Digital! Search Engine Optimization (SEO) trata-se de otimizar o conteúdo. O objetivo é que este seja facilmente indexado pelos motores de pesquisa e surja nos resultados associados a certas palavras-chave.

Para que o seu conteúdo tenha o melhor posicionamento possível nos resultados de uma pesquisa, é necessário inserir palavras-chave ao longo do texto, definir uma meta-descrição, associar tags e otimizar as imagens.

Esta otimização do conteúdo permite a captação orgânica de tráfego para o site/blog das suas oficinas auto. Pode também fazer a diferença entre ser encontrado pelos internautas ou não ser visto de todo.

 

4. Aposte no Inbound Marketing

É o chamado Marketing de Conteúdo e difere do marketing tradicional (outbound) porque não é intromissivo. A comunicação é extremamente segmentada e baseia-se na simples premissa de estar pronto a ser encontrado, quando o cliente pesquisar por assuntos e temas relacionados com a área de atuação de determinada empresa. O Inbound Marketing apoia-se na publicação de conteúdo útil e relevante para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua notoriedade.

 

Trabalhando este relacionamento de informação/educação do público, as oficinas auto conseguem atrair potenciais clientes para o site/blog, convertendo-os em leads.

Uma das formas de dar este passo é através da criação de botões call-to-action no final dos seus artigos. Estes remetem os clientes para landing pages. Nestas, em troca de algum conteúdo útil, como uma checklist, um tutorial ou um ebook, solicitam-se dados ao cliente.

Posteriormente, pode investir num relacionamento mais personalizado com os potenciais clientes. Pode, por exemplo, recorrer ao email marketing, de forma a conduzi-los no funil de vendas até ao fecho do negócio.

 

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