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Oficinas auto: 9 dicas para se destacar da concorrência!

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Oficinas auto: 9 dicas para se destacar da concorrência!

Oficinas auto há muitas mas existe procura. A compra de automóveis aumentou nos últimos anos, as exigências do mercado também, pelo que ir a uma oficina auto é uma necessidade e uma prática já enraizada.

As oficinas auto são necessárias diariamente e há mesmo quem diga que uma das profissões que nunca vai desaparecer ou entrar em crise, é a de mecânico.

Se a procura é grande, a concorrência é muito maior neste sector. Existem muitas oficinas auto, com cada vez melhores condições, serviço e atendimento. Então, o que pode fazer para a sua oficina auto ser diferente das concorrentes e atrair mais clientes? Deixamos aqui 9 sugestões para si.

 

1. Desde logo, estar atento… às oficinas auto concorrentes.

Nós só podemos saber o que fazer para ser diferente dos outros, se soubermos o que os outros fazem, como agem.

O público-alvo é semelhante, os serviços são também parecidos ou iguais, por vezes a localização geográfica é próxima. Por isso, convém saber como o concorrente se mexe.

 

2. O mecânico vai a casa. Sim, serviço ao domicílio.

Se pretende mesmo ser diferente da grande maioria das oficinas auto, leve a oficina até ao cliente.

Numa grande percentagem dos casos, o cliente encontra dificuldades em arranjar um espaço na agenda para levar o automóvel à oficina, durante o seu horário de funcionamento. Seja por causa do emprego, de compromissos com os filhos ou de outros afazeres, a logística não é fácil.

Portanto, se conseguir disponibilizar determinados serviços em casa do cliente, como umas revisões ou trocas simples, vai deixar as pessoas satisfeitas. Serviços simples ao domicílio são uma ótima maneira de se destacar da concorrência perante outras oficinas auto.

 

3. Tente ser único na sua oficina auto.

Além de pensar nos eventuais serviços fora da oficina auto, atente no que a sua oficina auto tem para oferecer.

Marque a diferença no desempenho e nos produtos da sua oficina auto, tente apresentar algo que ninguém tem ou que poucos têm. Vai ver que esta preocupação se reflete no aumento das vendas!

 

4. Acompanhe o cliente.

Aqui entra o denominado CRM (Customer Relationship Management). Traduzindo: a gestão de relação com o cliente. Traduzindo novamente: esteja atento à sua relação com o cliente em todas as fases necessárias para o negócio. Conheça cada cliente, o que costuma precisar, saiba como lidar com cada um.

Informe-se sobre como ficou o carro e como está o cliente depois do serviço efetuado. Ficou satisfeito? Queixa-se de alguma coisa? Mesmo que o cliente não apresente reclamações, pergunte, mostre cuidado e atenção. Sem “chatear”.

No fundo, acompanhe o cliente, preocupe-se com ele e esteja presente. Afinal de contas, ele deve ser a sua prioridade, todos os dias. E acredite, é o caminho para fidelizar clientes.

 

5. Transforme o cliente num leitor ou num espectador.

Como? Adotando a estratégia de “storyteller”. Escreva uma história ou mostre um vídeo, para apresentar uma novidade ou para contar parte da história da sua oficina auto.

Será uma forma de captar mais a atenção do cliente.

 

6. Não se esqueça da internet.

Já se sabe: os meios digitais e, nos últimos anos, as redes sociais, são fundamentais para milhões de empresas. Portanto, aposte no Marketing Digital para divulgar o seu negócio. Sem medo.

Mais do que poder chegar a um maior número de pessoas, aproxime-se de uma forma única. Crie conteúdo interessante, diferente. Crie interação com os clientes. Ofereça dicas sobre o sector.

 

7. Apresente promoções e ofertas personalizadas.

Escolha bem as épocas das promoções e seja diferente nos “brindes”. Dê algo ao cliente que ele não conseguirá em mais nenhuma oficina auto.

 

8. Tenha bons funcionários, aposte na excelência.

Equipa capaz é sinónimo de cliente confiante na sua oficina. Invista na formação e na atualização dos seus funcionários.

Quanto mais especializados forem os trabalhadores, e quanto mais diversificados forem, mais diferenciada será a sua oficina auto.

 

9. Marque a diferença também no aspecto.

O primeiro contacto visual que o cliente tem com uma oficina auto pode ser decisivo na sua escolha.

Além da limpeza, da higiene e da segurança (fatores obrigatórios), apresente uma marca própria, crie uniformes diferentes, dê uma ideia de estabilidade, de cumplicidade e de conforto.

 

Aposte nestas sugestões para oficinas auto, atraia e fidelize clientes para a sua, tenha sucesso e lucro.

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