fbpx

Fornecedores: Como escolher os melhores para a sua oficina?

fornecedores

Fornecedores: Como escolher os melhores para a sua oficina?

Os fornecedores são parceiros-chave para um negócio de sucesso. É assim em qualquer área de atividade e as oficinas auto não são exceção. São eles quem abastecem a sua empresa com as autopeças e os equipamentos necessários para que preste um serviço eficiente e de qualidade, garantindo a satisfação dos clientes.

Por esta razão, a escolha dos fornecedores deve ser encarada como uma tarefa de gestão fundamental na sua oficina. Ao estabelecer uma boa relação com os seus fornecedores, estará a contribuir para a prestação de um serviço de qualidade, que se refletirá numa maior produtividade da sua oficina.

Porém, se não zelar por uma seleção consciente dos seus fornecedores, arrisca-se a sofrer atrasos e a incorrer no incumprimento de um serviço. Lembre-se: sempre que falhar com o seu cliente, estará a transmitir uma má imagem da sua oficina auto.

 

5 Dicas para escolher os melhores fornecedores para oficinas auto

 

1. Qualidade e reputação do fornecedor.

Verifique a reputação do seu potencial fornecedor antes de o escolher. Conheça bem a posição que ocupa no mercado, nomeadamente a situação legal e credibilidade.

Ao agir com prudência relativamente à escolha dos seus fornecedores, evitará situações de desconforto com os clientes no futuro. Faça uma pesquisa através da internet que lhe permita obter referências acerca do grau de confiança do fornecedor ou converse com quem já recorreu aos serviços da mesma empresa.

 

2. Relação custo-benefício.

Analise o custo-benefício que obterá por estabelecer uma parceria com determinado fornecedor. Informe-se do valor que este exige por cada produto que disponibiliza. Se o preço for acessível, mas os artigos não forem de boa qualidade, reconsidere. O mais indicado será optar por um fornecedor com um produto mais caro, mas que transmita segurança. Mesmo que obtenha lucros mais baixos, ficará com a garantia de que não terá prejuízos com os serviços prestados.

 

3. Distância entre o fornecedor e a oficina auto.

Não basta que o seu fornecedor venda produtos de qualidade. É também importante que estes sejam entregues nas oficinas auto dentro do prazo estipulado.

De forma a evitar dissabores, opte por fornecedores mais próximos da sua oficina. Assim, tornar-se-á mais fácil contornar eventuais problemas com a entrega dos produtos requisitados e poderá minimizar gastos com o transporte.

Além disso, uma menor distância permitir-lhe-á estabelecer uma relação mais estreita e de confiança com o seu fornecedor, contribuindo para uma maior comodidade nos serviços prestados pela sua oficina auto.

 

4. Vantagens associadas aos produtos vendidos.

O valor de um produto adquirido a fornecedores não deve ser contabilizado de forma simplista. Se quer escolher o melhor fornecedor, verifique se este oferece vantagens associadas à aquisição do produto.

A este respeito, há um conjunto de benefícios que conferem confiança e comprometimento:

– Proporcionar assistência técnica sempre que se detetem dúvidas ou irregularidades;

– Dar garantia de qualidade em caso de defeito;

– Disponibilizar formação especializada aos técnicos, para aquisição de novas competências;

– Facilitar prazos de entrega mais curtos quando esgota o stock na oficina;

– Possibilitar a implementação de ações promocionais conjuntas.

 

5. Contratação de vários fornecedores para cada produto.

Não se limite a um único fornecedor para cada produto ou serviço. Estabeleça parcerias com mais do que uma empresa, para prevenir eventuais falhas.

Desta forma, poderá monitorizar e comparar fornecedores, bem como avaliar quais os que deve manter e aqueles que pode dispensar. Nunca se esqueça de que o relacionamento com os fornecedores influencia o rendimento das oficinas auto.

 

Este artigo foi útil para si? Subscreva o nosso blog. Aqui abordaremos assuntos relacionados com automóveis, oficinas e mecânica.

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X