Oficina de Carros: 20 Dicas Para um Atendimento de Excelência!
Oficina de carros é um negócio rentável e dá lucro, mas exige dedicação e empenho. Pressupõe atendimento ao público e está relacionado com bens materiais – os carros – muito apreciados, estimados e úteis no dia-a-dia. Por estas razões, o cliente está atento e quer profissionalismo e qualidade, em tempo record.
Se um carro tem uma avaria é logo sinónimo de preocupação, complicações na logística do dia-a-dia, perda de tempo e despesas adicionais. O objetivo de qualquer oficina de carros deverá ser minimizar ao máximo toda esta carga emocional associada e apresentar um serviço e atendimento de excelência, que conquiste o cliente. Deixamos aqui 20 dicas que podem ser um bom ponto de partida para o conseguir. O ideal, é ter também estas em perspetiva para ser uma oficina de carros de sucesso e aumentar vendas.
O cliente é a prioridade. A sua total satisfação é o objetivo.
1. Tenha em perspetiva que quem atende diretamente os clientes deve ser alguém com capacidade comunicativa, simpatia e paciência para lidar com eles.
2. Paute toda a conduta da sua oficina pelo bom atendimento. Incuta esse espírito entre todos.
3. Seja transparente, leal e correto com o seu cliente.
4. Tente sempre colocar-se no papel de cliente e compreenda o seu ponto de vista.
5. Tenha regras básicas para o atendimento ao cliente.
6. Cumpra os prazos prometidos. Estabeleça metas reais.
7. Esclareça todos os procedimentos e garantias do serviço que efetua. O seu cliente deve ficar totalmente esclarecido e informado.
8. Cuide de cada carro como se fosse o seu. Enquanto executa um serviço na oficina, proteja assentos, volantes e zonas mais sensíveis para que, após a reparação, o veículo seja entregue sem danos.
9. Sempre que executar testes anote, todas as reparações e ajustes que efetua, aponte. Cada carro deve ter uma ficha detalhada, com check-ups desenvolvidos, reparações e modificações efetuadas. Este registo detalhado, para além de útil, é uma prova de credibilidade e profissionalismo aos olhos do cliente.
10. Entregue sempre o veículo limpo, em bom estado e lavado, de preferência. É um apontamento que dá brio e excelência ao trabalho.
O cliente é a prioridade. A sua total satisfação é o objetivo.
11. Decore: uma primeira boa impressão é meio caminho para garantir a fidelização do cliente.
12. Tenha sempre presente como objetivo a conquista de novos clientes, mas nunca se esqueça de manter os atuais. Fidelizar clientes deve ser um objetivo todos os dias.
13. Não dificulte, facilite e seja flexível com o seu cliente.
14. Informe os seus potenciais clientes sobre os produtos e serviços que tem para oferecer e foque a comunicação no que a sua oficina de carros se diferencia da concorrência. É uma excelente estratégia para atrair clientes.
15. Pense que de nada adianta ter a melhor oficina do mundo se ninguém souber que ela existe. Aposte na sua divulgação.
16. Exponha as cerificações e qualificações que a sua oficina e os seus funcionários conquistaram. Os seus clientes merecem saber a qualidade e excelência da oficina que escolheram.
17. Faça um levantamento de quem são os seus concorrentes, o que os caracteriza e o que oferecem. Veja se pode aproveitar alguma ideia para a sua oficina de carros. Melhore e diversifique os seus serviços, torne-se mais competitivo.
18. Faça pontualmente um balanço, analisando os seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Promova melhorias, corrija erros, melhore o seu serviço.
19. Cultive um ambiente calmo, cuidado, organizado, limpo e sem discussões. Transmita um bom ambiente de trabalho aos seus clientes.
20. Dê conselhos válidos aos seus clientes, seja verdadeiro em tudo o que diz e não impinja produtos ou serviços desnecessários.
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