fbpx

Cuidados a ter com o carro para enfrentar o verão!

cuidados a ter com o carro

Cuidados a ter com o carro para enfrentar o verão!

Os cuidados a ter com o carro são fundamentais para prolongar o seu tempo útil. Para além das revisões regulares, existem práticas diárias importantes que preservam os diferentes componentes e o estado geral do veículo.

Um dos mais importantes cuidados a ter com o carro é protegê-lo das agressões externas, como o clima. À semelhança do que acontece no inverno, também no verão as condições meteorológicas são muito desgastantes para os automóveis.

Devido à sua localização geográfica, Portugal tem, em média, 300 dias de sol por ano. O calor e os raios ultravioleta (UV) danificam tanto o aspeto exterior (borrachas, plásticos e pintura), como o interior (peças em plástico e tecidos) dos veículos.

Mostramos-lhe, por isso, 7 dicas para proteger o seu automóvel nos meses de verão.

 

7 Cuidados a ter com o carro durante o tempo quente

1. Evite expor o veículo ao sol por períodos longos

A exposição do carro ao sol é algo difícil de contornar. Ainda assim, há a possibilidade de o colocar em zonas de sombra ou de evitar que a exposição seja prolongada. Quando estacionar, procure sempre um local protegido ou em que a radiação solar seja reduzida.

 

2. Lave o carro com regularidade

A lavagem dos veículos é fundamental para a proteção exterior. Dejetos de pássaros ou seiva de árvores na pintura, por exemplo, podem reagir com o sol, que, consequentemente, danifica o verniz, levando ao aparecimento de manchas. Para além disso, com o calor, os insetos que surgem na parte frontal dos automóveis acabam por afetar a camada superior da pintura.

Saiba que deve lavar o automóvel com utensílios e produtos próprios para o efeito. Nunca faça a lavagem ao sol, pois também prejudica a aparência exterior. Os cuidados a ter com o carro são essenciais para mantê-lo bonito por mais tempo.

 

3. Faça um polimento periódico

O polimento é fundamental para proteger a pintura dos carros. Para além de remover riscos e marcas, a cera aplicada reforça a camada superior da tinta, resistindo melhor ao calor e aos raios UV. Um polimento mais profundo deve ser realizado por um profissional qualificado, uma vez que é um dos mais complexos cuidados a ter com o carro no verão.

 

4. Utilize proteções ou cortinas para vidros

A utilização de proteções nos para-brisas e de cortinas nos outros vidros é uma boa opção para diminuir a incidência de raios solares no carro. Além disso, é talvez a menos dispendiosa. Se desejar colocar proteções nos para-brisas, prefira as metalizadas. Estas refletem melhor os raios UV, reduzindo a temperatura no interior do veículo.

 

5. Aplique películas nos vidros

Na lista de cuidados a ter com o carro para o proteger do calor, apontamos também a colocação de películas nos vidros. Estas conseguem filtrar os raios UV e, logo depois, reduzir de forma considerável a temperatura no habitáculo. Ademais, podem ajudar a baixar o consumo de combustível, ao reduzir a necessidade do uso do ar condicionado.

Esta é uma opção mais dispendiosa do que a anterior, devido aos materiais que a constituem. Para além disso, exige a aplicação numa oficina auto por um profissional experiente neste tipo de trabalho.

 

6. Verifique o nível do líquido de refrigeração

As temperaturas altas danificam as peças auto exteriores e interiores, ao mesmo tempo que prejudicam o motor. Com o calor, há uma maior tendência para os motores entrarem em sobreaquecimento. Por isso, verifique regularmente o nível do líquido de refrigeração e certifique-se de que o sistema de arrefecimento funciona corretamente. Monitorize constantemente a temperatura do motor através do indicador no painel de instrumentos.

 

7. Faça a manutenção do ar condicionado

Nos dias de calor intenso, o ar condicionado é um importante aliado dos automobilistas, que procuram o bem-estar no habitáculo. Para funcionar corretamente, é necessária uma manutenção periódica, de preferência antes dos meses de calor.

O serviço passa por verificar se existem fugas ou se o sistema está carregado. Por outro lado, pode também ser necessária a limpeza das condutas ou a troca do filtro do habitáculo, para garantir a qualidade do ar interior.

 

Sempre que tiver dúvidas sobre os cuidados a ter com o carro, consulte a sua oficina auto para um aconselhamento adequado. Subscreva ainda o nosso blog e aceda a mais conteúdos úteis para prolongar a vida do seu automóvel.

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X