Oficinas auto: 4 Dicas para umas instalações cuidadas!
As oficinas auto têm enfrentado importantes desafios que não se cingem apenas à evolução tecnológica ou à necessidade de adaptação à comunicação online. Uma das mais visíveis mudanças que se tem verificado no setor está relacionada com o espaço físico que as oficinas auto ocupam, nomeadamente as suas instalações e valências.
Longe vão os tempos em que as oficinas funcionavam, literalmente, em garagens onde não existia receção, escritório ou até WC.
Hoje em dia, este tipo de instalações não satisfaz os atuais clientes e diminui a possibilidade de angariar os potenciais. Os padrões de exigência são mais elevados e complexos. Por isso, é esperado que estes espaços, mesmo que pequenos, ofereçam o mínimo conforto.
Este é um importante fator de diferenciação que, associado a outros aspetos como a variedade de serviços disponibilizados, a mão de obra especializada e uma estratégia de Marketing eficaz, pode ser determinante na angariação e fidelização de clientes.
Neste artigo, deixamos-lhe 4 dicas para o ajudar a disponibilizar instalações cuidadas e de excelência aos seus clientes.
4 Dicas para ter instalações cuidadas e de excelência em oficinas auto:
1. Tenha um espaço de receção ao cliente.
Mesmo que as instalações das oficinas auto não incluam originalmente um espaço de receção ao cliente, é importante fazer-se a adaptação necessária para acomodar uma divisão para este efeito.
Se gere uma oficina, saiba que deve providenciar um espaço agradável, limpo e organizado. Desse modo, causará a melhor impressão possível junto dos seus clientes. A melhor solução passa por um espaço simples com decoração minimalista.
As vantagens de ter uma receção são variadas. Desde a melhor gestão dos clientes no levantamento dos seus pedidos, ao processamento de pagamentos de serviços já realizados. Pode dispor apenas de um balcão ou secretária para a rececionista, cadeiras ou sofás para os clientes, um cesto de jornais e revistas, uma televisão e algumas plantas.
Ter uma receção proporciona maior conforto aos clientes enquanto aguardam e até diminui a sensação de espera.
Se além de alguns jornais ou revistas disponibilizar nas suas oficinas auto uma rede Wi-Fi, garante, a um baixo custo, que os seus clientes têm uma fonte de distração enquanto aguardam para ser atendidos.
2. Permita acesso ao WC.
Pense nos tempos de espera. Não há nada mais desconfortável para os clientes do que precisar de ir à casa de banho e não ter essa possibilidade.
Atualmente, é difícil visitar um estabelecimento que não tenha casa de banho, pelo menos para os funcionários. Faça uma avaliação das instalações das suas oficinas auto e encontre uma maneira de disponibilizar aos clientes o acesso ao WC. Desta forma, está a assegurar a satisfação do serviço prestado.
Não se esqueça de que este acesso redobra a necessidade de limpeza e organização deste espaço.
3. Disponibilize lugares de estacionamento.
Se as suas oficinas auto tiverem uma localização que permita alterar ou organizar o espaço exterior, inclua a reserva de alguns lugares de estacionamento para quem o visita.
Assim, será mais cómodo para os potenciais clientes passar pela sua oficina e pedir alguma informação ou orçamento. E os atuais clientes também ficam a ganhar, pois passam a ter um local para estacionar enquanto aguardam o atendimento.
4. Mantenha todos os espaços limpos e organizados.
A limpeza e a higiene são muito importantes em qualquer estabelecimento, sobretudo, quando está em causa o atendimento ao cliente.
Deve, por isso, dispor de um serviço de limpeza que abranja todas as áreas das suas oficinas auto. Ou seja, não só a receção e o WC, mas também as áreas de trabalho devem ser limpas com frequência.
A organização geral das oficinas auto é fundamental. Essa deve ser feita a vários níveis, de forma a permitir a prevenção de ocorrência de acidentes, a auxiliar na adoção de métodos de trabalho mais eficientes e a transmitir uma boa imagem junto dos clientes. Outra medida que pode implementar é a separação do lixo e o descarte correto de peças e outros resíduos gerados pela reparação automóvel.
Para manter os espaços arrumados e organizados, deve equipar as suas oficinas auto com mobiliário de arrumação adequado: armários, painéis de ferramentas, etc. Não se esqueça de que a sinalização é também uma parte fundamental da organização, já que permite orientar os seus funcionários na utilização e arrumação de equipamentos, materiais e ferramentas.
Para auxiliar a organização interna, sugerimos a implementação de um guia com as regras a seguir por todos os funcionários.
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