fbpx

Oficina auto: Porque deve adquirir uma máquina de diagnóstico?

Oficina auto

Oficina auto: Porque deve adquirir uma máquina de diagnóstico?

Uma oficina auto necessita de um conjunto de ferramentas específicas para a reparação dos veículos mais recentes. A complexidade tecnológica dos automóveis tem aumentado nos últimos anos, obrigando os centros de reparação a estarem devidamente preparados.

Com efeito, a partir dos anos 90, a eletrónica passou a integrar o funcionamento dos motores. Assim, estes deixaram de ser vistos apenas numa perspetiva mecânica. Desde a entrada da injeção eletrónica, por exemplo, as reparações realizadas exigem que os técnicos tenham conhecimentos eletromecânicos.

Nesse sentido, as máquinas de diagnóstico tornaram-se ferramentas sem as quais uma oficina auto não pode dar resposta aos problemas que surgem. Saiba que é fundamental para o sucesso do seu negócio ter este tipo de aparelho.

 

Máquina de diagnóstico: O que é?

Com a evolução, os automóveis passaram a estar equipados com sistemas que identificam e memorizam problemas que surgem no motor. Por conseguinte, as máquinas de diagnóstico, através de um conector próprio, ligam-se ao veículo e acedem aos registos realizados pelo centro eletrónico do carro. Note que, para que seja possível aceder ao registo, estes aparelhos devem ter softwares compatíveis com o dos veículos.

Por exemplo, uma luz no painel de instrumentos pode significar uma série de problemas. Contudo, este computador indica o código de erro e a causa da avaria. Dessa forma, é mais simples para o técnico realizar a intervenção, pois consegue localizar a origem do problema e efetuar a reparação necessária.

Com esta ferramenta, a oficina auto consegue realizar um trabalho mais eficaz e eficiente, garantindo a satisfação do cliente.

 

Funcionalidades da máquina de diagnóstico na sua oficina auto

A utilização da máquina de diagnóstico auto permite a identificação de um vasto leque de problemas relacionados com o motor. Claro que, quanto mais recente for o veículo, mais avançado será o seu sistema automático de avaliação. Com efeito, as possibilidades de análise serão também maiores, assim como as intervenções através deste meio.

Mostramos-lhe algumas das situações que pode avaliar através deste equipamento:

  • Ponto de ignição do motor;
  • Desempenho do sistema de injeção;
  • Avaliação da combustão (mistura do ar + combustível e gases emitidos);
  • Rotações do motor;
  • Temperatura do líquido de refrigeração;
  • Sincronismo das válvulas de cada cilindro.

Todos estes parâmetros são avaliados na máquina de diagnóstico. A mesma compara os valores registados com os de fábrica, assinalando a avaria caso não coincidam.

 

Cuidado com as máquinas de diagnóstico ilegais

Na hora de adquirir um equipamento destes para a sua oficina auto, há alguns cuidados que deve ter. Atualmente, sendo este equipamento imprescindível nos centros de reparação, há uma grande oferta no mercado.

Assim, certifique-se de que adquire uma máquina de diagnóstico fidedigna. Deixamos-lhe algumas dicas para comprar um equipamento deste género:

  1. Escolha um vendedor certificado;
  2. Esteja atento a falsificações de hardware e software;
  3. Procure fornecedores que garantam um bom serviço pós-venda;
  4. Informe-se sobre todas as opções do mercado e avalie bem a relação qualidade/preço.

Saiba que corre riscos ao comprar equipamentos ilegais. Pode comprometer os serviços realizados nos veículos, colocando em causa a segurança dos proprietários e passageiros. Por outro lado, ao possuir equipamentos não homologados, a sua oficina auto pode ser alvo de fiscalização por parte da ASAE, incorrendo em coimas e na consequente apreensão dos aparelhos.

 

Não se esqueça que a satisfação dos seus clientes depende da qualidade do serviço prestado. Optar pelos melhores funcionários e ferramentas é a garantia do sucesso da sua oficina auto.

 

Para conhecer outras dicas de como gerir o seu negócio, subscreva o nosso blog!

 


Subscreva o Blog

Aceito a Política de Privacidade*
Dou o consentimento para o tratamento de dados*

A Espogama está comprometida com a implementação do RGPD. Para podermos tratar os seus dados pessoais, necessitamos do seu consentimento. Clique aqui para conhecer a nossa Política de Privacidade.

Partilhe:

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X